Creche Ropponmatsu / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design

Creche Ropponmatsu / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Emmanuelle Moureaux Architecture + Design; Emmanuelle Moureaux Architecture + Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  697
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daisuke Shima
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Benjamin Moore, Board, KIKUKAWA
  • Cliente: Kusagae-en Social Welfare Corporation
  • Arquiteto Responsável: Emmanuelle Moureaux
  • Cidade: Chūō-ku
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Daisuke Shima

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Creche Ropponmatsu é um centro de educação infantil localizado em uma área residencial na cidade de Fukuoka, com capacidade para 90 crianças com idades que variam de 0 a 5 anos. Os arquitetos projetaram o espaço onde as crianças poderiam crescer livremente em mente e corpo. Como um bosque colorido, esta creche proporciona a oportunidade das crianças desenvolverem uma rica sensibilidade ao sentir muitas cores onde quer que estejam.

© Daisuke Shima

A coleção de cores salta aos olhos de imediato, uma vez que muitas cores são utilizadas na fachada e no espaço interno. Na fachada, existem 23 cores utilizadas em elementos que lembram 63 árvores multicoloridas de 4 m de altura, e estendem seus ramos ritmicamente envolvendo o edifício. Enquanto os grandes panos de vidro proporcionam abertura e transparência, as árvores coloridas dão a sensação de distância, e visualmente protegem as crianças em gestos sutis. Nas salas de aulas, 200 caixas coloridas em 25 cores estão alinhadas nas paredes, onde cada uma delas pertence a cada uma das crianças para armazenar seus bens pessoais. Cada vez que as crianças usam seus próprios pertences ou se trocam, encontram a caixa de sua cor.

© Daisuke Shima

As escadas que conectam os 4 pavimentos utilizam 18 cores, onde as crianças estão envoltas em tantas cores à medida que as paredes trocam também de cor quando sobem e descem as escadas. 

© Daisuke Shima
Corte
© Daisuke Shima

As árvores coloridas também são incorporadas à logo do jardim de infância, também utilizada em outras áreas como os uniformes e o ônibus escolar, conferindo uma unidade. 

© Daisuke Shima

Passar tempo em um ambiente colorido ajuda a maximizar a sensibilidade das crianças e trazem à tona a personalidade de cada criança. Envoltas em tantas cores, tocando tantas delas, convivendo com todas elas, a creche almeja desenvolver ricas sensações e individualidade das crianças. Com esta esperança em mente, o bosque colorido testemunha o crescimento das crianças diariamente. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2 Chome-15-5 Kusagae, Chūō-ku, Fukuoka-shi, Fukuoka-ken 810-0045, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche Ropponmatsu / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design" [Creche Ropponmatsu Kindergarten / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design] 02 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882406/creche-ropponmatsu-emmanuelle-moureaux-architecture-plus-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.